Redes de Monitoramento Cidadão apresentam indicadores de sustentabilidade urbana


As Rede de Monitoramento Cidadão (RMC) de Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO) e Vitória (ES) encerram o ano com a apresentação do levantamento de indicadores de sustentabilidade urbana, que retratam o desenvolvimento das capitais. Os dados técnicos, levantados junto ao poder público, e os indicadores de percepção, coletados através de uma pesquisa de opinião pública, abordam temas como mobilidade, segurança, saneamento básico e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida de seus moradores.

Mais de 130 indicadores técnicos foram levantados junto ao poder público. Após a coleta dos dados, grupos de especialistas, coordenados pelos Grupos Estratégicos de Monitoramento das RMCs, realizaram uma análise de consistência dos indicadores, com o objetivo de colocar à prova a qualidade, acuracidade, confiabilidade e relevância dos dados fornecidos pelo poder público. Já a pesquisa de opinião pública, realizada entre os meses de setembro e novembro, ouviu mais de mil moradores das diferentes regiões das capitais, com o objetivo de entender como os cidadãos percebem o avanço, ou não, do desenvolvimento sustentável do município e quais os temas que consideram mais importantes para o futuro de onde moram.

“Não se trata apenas do levantamento de indicadores de percepção, mas de um instrumento importante de participação cidadã na definição do futuro da cidade. Esperamos que a opinião dos moradores, levantada por meio desta pesquisa, subsidie ações do poder público e ajude a qualificar o debate público em relação às demandas de cada cidade”, diz o coordenador nacional do Projeto Redes de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo. Nos eventos, especialistas irão correlacionar os dados técnicos da gestão pública com a percepção dos moradores que participaram da pesquisa.

Além de apresentar os dados à população, cada RMC entregará os resultados à Prefeitura Municipal. O trabalho da RMC busca auxiliar governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para o desenvolvimento da cidade. Os resultados da pesquisa de opinião pública também fortalecem e empoderam os trabalhos de cidadãos e organizações comunitárias, bem como estimulam que as pessoas reflitam e compreendam a qualidade de vida e a sustentabilidade da sua cidade.

Os exercícios de acompanhamento das Redes de Monitoramento Cidadão– levantamento e análise de indicadores técnicos e pesquisa de opinião pública – serão realizados anualmente. Por utilizarem uma metodologia aplicada internacionalmente, em mais de 70 cidades da América Latina e Caribe (ALC), estas iniciativas permitirão não só a comparação da evolução, ou não, dos dados da gestão pública e da percepção dos moradores da cidade ao longo dos anos, como também correlacionar os resultados dos dois levantamentos e, até mesmo, compará-los com os de outras cidades brasileiras e latino-americanas.

Saiba mais sobre a RMC

As Redes de Monitoramento Cidadão são organizações, independentes e apartidárias, criadas com o objetivo de acompanhar o desempenho das cidades em temas que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos, de forma técnica e imparcial, auxiliando governos e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para seu desenvolvimento. Compostas por representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e mídia, as RMC também realizam pesquisas e estudos, disseminam informações e análises e desenvolvem iniciativas com diferentes setores da sociedade, por meio de projetos e estímulo à ação política responsável, que promovem a sustentabilidade da cidade. O projeto conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA e parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como agência executora a Baobá – Práticas Sustentáveis.

Eventos

Palmas/TO

Data: 28 de novembro

Horário: 19h

Local: Auditório do SENAI no Centro de Educação e Tecnologia de Palmas (ao lado OAB)

201 Norte Avenida LO-04 Rua NO 13 Lote 05 - Plano Diretor Norte, Palmas

Inscrições: http://bit.ly/RMCPalmas

Florianópolis/SC

Data: 30 de novembro

Horário: 13h30

Local: Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL

Rua Felipe Schmidt, 679 – Centro

Inscrições: https://goo.gl/oJD1bG

Vitória/ES

Data: 4 de dezembro

Horário: 15h

Local: Auditório da Rede Gazeta

Chafic Murad, 902

Inscrições: http://bit.ly/RMCVitoria

Goiânia/GO

Data: 7 de dezembro

Horário: 14h

Local: Auditório da Câmara de Vereadores

Av. Goiás, 2001

Inscrições: http://bit.ly/RMCGoiania

João Pessoa/GO

Data: 12 de dezembro

(em horário e local a definir)

Foto de Palmas/TO: Isabela Senatore.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
MISSÃO

MISSÃO

Trabalhamos para o desenvolvimento sustentável das cidades, da sociedade e dos negócios.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now