Please reload

Posts Recentes

Redes de Monitoramento Cidadão fazem análise de consistência de indicadores públicos

October 9, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Missão na Colômbia tem programação intensa

July 18, 2017

Histórias. Informações. Cases. Lições aprendidas. Assim foi a programação do primeiro dia do intercâmbio entre as Redes de Monitoramento Cidadão do Brasil e da Colômbia. Representantes das RMC de Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas e Vitória estão em Bogotá para conhecer a experiência do movimento Cómo Vamos, que reúne 17 programas e abrange 36 cidades colombianas.

 

A iniciativa surgiu em 1998, em Bogotá, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida da cidade, a partir do cumprimento do Plano de Desenvolvimento do município. Rapidamente, o projeto, capitaneado pela Câmara de Comércio de Bogotá, o grupo de comunicação El Tiempo e a Fundación Corona, foi replicado em outras cidades, o que culminou na criação da Rede de Ciudades Colombianas Cómo Vamos (RCCV). O objetivo da rede nacional, que atualmente também conta com a Pontifícia Universidade Javeriana como associada, é gerar informações confiáveis, imparciais e comparáveis sobre temas relacionados à cidade, qualidade de vida e participação cidadã. "A rede também faz debates com candidatos à prefeitura e acompanha as discussões de definição das metas do plano de governo, isto porque é importante que os prefeitos tenham ciência do retrato da qualidade de vida na cidade e definam metas reais, que gerem melhorias", explica a gerente de projetos da Fundação Corona, Monica Villegas.

 

O monitoramento da qualidade de vida se dá por meio da análise anual de mais de 140 indicadores, distribuídos em 14 temas, entre os quais estão saúde, educação, meio ambiente, segurança e meio ambiente. Além dos indicadores, também são realizadas pesquisas de opinião pública. "Essas pesquisas subjetivas são muito importantes, pois além de complementar as informações técnicas, a percepção do cidadão também aponta mudanças de comportamento", acredita o coordenador da RCCV, Alejandro García. "A atuação em rede é importante para que possamos comparar os resultados das cidades, compartilhar boas práticas e ampliar o impacto local para impacto nacional", ressalta o coordenador.

 

A programação do primeiro dia ainda contou com a apresentação do case das ações de comunicação da Cómo Vamos da cidade de Manizales. É um consenso entre os representantes da RCCV que a comunicação é um ponto fundamental para fomentar cidadãos mais informados, engajados e participativos.  O coordenador de comunicação da Manizales Cómo Vamos, Carlos García, evidenciou a importância de se traduzir os resultados dos diagnósticos (indicadores e pesquisa de percepção) em linguagens acessíveis para diferentes públicos. Além da publicação de diversos folhetos e relatórios, também são realizados eventos temáticos, produzidos jogos e enviados para a imprensa boletins sobre os diferentes temas monitorados pela rede. As ações são distribuídas ao longo do ano, garantindo que a rede seja tema na imprensa nos 12 meses. "Além de contribuir para o engajamento e participação dos associados, uma boa comunicação garante a visibilidade da rede e das instituições que as compõem", ressalta Carlos García.  


A programação chegou ao fim com a apresentação dos projetos realizados pela rede da cidade de Pereira, como o Yo Creo en Pereira, que realizou uma investigação dos desafios e ativos ocultos da cidade, e o Futuros Dirigentes, que fomenta a participação social de jovens e fortalece suas habilidades de liderança.Todo este conteúdo é importantíssimo para as Redes de Monitoramento Cidadão das cidades brasileiras, que estão em fase de estruturação. Mesmo não sendo possível comprovar, é perceptível que o trabalho das redes colombianas fizeram, e ainda fazem, muita diferença neste país que tanto mudou - positivamente - nas últimas duas décadas. E é este impacto positivo que pretendemos gerar no Brasil.   

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
MISSÃO

MISSÃO

Trabalhamos para o desenvolvimento sustentável das cidades, da sociedade e dos negócios.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now