O que o monitoramento cidadão tem a ver com cidades sustentáveis?

O Grupo de Trabalho de Indicadores da Rede de Monitoramento Cidadão (RMC) de Palmas avançou na coleta das informações sobre os indicadores do município. A meta é que todos os indicadores da cidade sejam coletados até agosto.


O acompanhamento periódico de indicadores que afetam a qualidade de vida na cidade é o propósito da existência da rede, cuja criação faz parte da quinta fase do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa dispõe de uma metodologia de diagnóstico que resultou na elaboração do Plano de Ação Palmas Sustentável, de maneira a orientar o desenvolvimento sustentável da cidade, e no acompanhamento deste esforço por meio da criação de uma rede de monitoramento cidadão.


A rede busca aproveitar o esforço inicial de coleta de indicadores promovido pelo CES, promover o monitoramento da sustentabilidade da cidade nas áreas priorizadas pelo Plano de Ação e fortalecer uma cultura de transparência e de participação dos cidadãos. Ao monitorar indicadores, a rede contribui para que a tomada de decisões do poder público e da sociedade seja embasada em critérios técnicos e os investimentos, destinados aos focos prioritários.


O programa CES aborda três dimensões: a sustentabilidade ambiental e mudança do clima, a sustentabilidade urbana e a sustentabilidade fiscal e boa governança.


Na quinta-feira (29/6), membros da Rede de Monitoramento Cidadão de Palmas também participaram de uma reunião nacional com as redes das cidades de Vitória, Florianópolis, Goiânia e João Pessoa coordenada pela Baobá – Práticas Sustentáveis, agência executora do projeto.


Ainda na semana passada, as representantes da Baobá na cidade, Ivonne Ferreira e Maria Antônia Valadares, participaram do lançamento da Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas), evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), entidade que coordena o Grupo Estratégico de Competitividade da RMC de Palmas. A feira, que é realizada a cada dois anos, está na sua 22ª edição e ocorrerá de 22 a 26 de agosto no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas.


#GTIndicadores #RMCPalmas

Posts Em Destaque
Posts Recentes