Please reload

Posts Recentes

Redes de Monitoramento Cidadão fazem análise de consistência de indicadores públicos

October 9, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Saiba mais sobre a Rede de Monitoramento Cidadão

April 18, 2017

 

Nas últimas semanas, a página oficial da Baobá no Facebook vem divulgando informações sobre os eventos de fundação das Redes de Monitoramento Cidadão em diferentes cidades. Um projeto que já conta com dezenas de organizações engajadas!

 

Mas o que é a Rede de Monitoramento Cidadão (RMC)?

 

A RMC é uma organização externa e independente que tem o objetivo de acompanhar o desempenho dos municípios em temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos, como mobilidade e transporte, gestão de resíduos sólidos, mitigação das mudanças climáticas, uso do solo, segurança, competitividade da economia, dentre outros. As cidades participantes da RMC são: Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Três Lagoas (MS) e Vitória (ES).

 

De acordo com o coordenador nacional do projeto, Fernando Penedo, da Baobá – Práticas Sustentáveis, a Rede de Monitoramento Cidadão vem promover a participação cidadã e a conexão dos diferentes setores da sociedade na discussão das políticas públicas e surge para contribuir com o crescimento das cidades de maneira mais estruturada. Serão monitorados 137 indicadores distribuídos em 29 grandes temas de diferentes áreas. “A rede é colaborativa e busca contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas e fazer com que a cidade avance.” A rede também funcionará como um hub de conhecimento. “Haverá pesquisas de opinião pública e uma ampla comunicação na cidade, com envolvimento da iniciativa privada, imprensa, academia, sociedade civil em prol do futuro mais sustentável da Vitória”, finaliza Penedo. 

 

 

Share on Facebook